Ainda é madrugada quando os Wapté deixam o Hö e caminham em silêncio até o Warã. A aldeia desperta devagar, entre fumaça baixa de fogueira, cheiro de terra úmida e o vermelho espesso do urucum preparado pelos Danhohui’wa. Os adolescentes chegam sem pintura e sem adornos, carregando apenas a tensão daquele instante em que deixam de pertencer completamente ao mundo da infância. No centro da aldeia, ajoelham-se em fila diante dos ĩhire, sentados sobre os próprios tornozelos, cabeça baixa, olhos voltados para a terra vermelha. Ao redor, a comunidade acompanha em silêncio. Mulheres observam das margens do círculo, crianças se aproximam curiosas, homens maduros permanecem atentos ao movimento dos velhos.
As bordunas são colocadas ao lado de cada Wapté antes que comece a preparação. Os Danhohui’wa mastigam o coco babaçu até formar o leite branco que dissolve o urucum e faz nascer a tinta vermelha do ῖsapré. As mãos passam lentamente sobre os corpos dos adolescentes, desenhando as linhas circulares no peito, no umbigo e na cintura. Depois vêm os adornos presos atrás da cabeça, as penas amarradas com algodão, os últimos ajustes antes da travessia. Os ĩhire falam por muito tempo. Não levantam a voz. Não precisam. Os Wapté escutam imóveis enquanto recebem conselhos sobre resistência, disciplina, coragem e comportamento. Não é apenas orientação. É a própria memória coletiva atravessando gerações sem depender da escrita.
Quando o Dahi’rada faz o chamado, a fila se move lentamente para fora do círculo das casas. Os cocares são retirados antes da saída e então os Wapté atravessam a aldeia em direção ao córrego, bordunas apoiadas sobre os ombros, pés levantando poeira vermelha enquanto toda a comunidade acompanha a caminhada com o olhar.
Na margem, o Wate’wa Nhibri já está pronto. As camas alinhadas, as forquilhas esperando as bordunas, os diques de palha delimitando o espaço da bateção de água. Os ĩhire observam enquanto representantes dos grupos de idade entram primeiro no córrego para demonstrar a maneira correta de bater água. As mãos descem fortes sobre a superfície, produzindo um som ritmado que ecoa pela mata. A espuma sobe branca enquanto cada grupo tenta mostrar mais força e precisão que o anterior.
Os Wapté acompanham tudo da margem, alguns apertando as mãos sobre a cabeça enquanto os Danhohui’wa ajeitam seus cabelos e passam leite de coco sobre seus corpos. Quando finalmente entram na água, as primeiras batidas saem desencontradas, sem ritmo, quebradas pela insegurança. Alguns velhos riem discretamente da falta de sincronia enquanto corrigem posição, respiração e movimento dos braços. Aos poucos, porém, o ritmo começa a nascer. O córrego responde em uníssono às mãos dos adolescentes e a linha de espuma atravessa a água diante dos ĩhire que permanecem observando em silêncio.
Ali, dentro da água fria antes do nascer completo do sol, os Wapté já não parecem crianças. Ainda não são plenamente homens, mas atravessam justamente esse espaço intermediário onde o corpo é moldado pelo esforço, pela repetição e pelo olhar constante da comunidade. Durante semanas voltarão ao córrego antes da manhã e no fim da tarde, sustentando o ritmo das batidas até que ele entre na carne como memória. Porque no Wate’wa não se aprende apenas a bater água. Aprende-se a sustentar o próprio peso diante do povo A’uwẽ.